Coletânea de Atividades

Sugestões de atividades para os professores terem como base para elaboração de suas atividades para a Sala de Tecnologia Educacional.

Filme: O Lobisomem e o Coronel

Gênero: Animação
Diretor: Elvis K. Figueiredo, Ítalo Cajueiro
Ano: 2002
Duração: 10 min
Cor: Colorido
Bitola: 35mm
País: Brasil

Disponível em : http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1518

Aplicabilidades em Educação
Comentários de Luciano Sathler
Elisana Costa Sanchez

A animação “O Lobisomem e o Coronel”, nos apresenta um resgate da oralidade nordestina, deixando claro o quão rica e variada é a cultura brasileira. As obras da literatura de cordel, presentes na tradição do Nordeste do país desde o final do século XIX, são produzidas pelo povo, com preocupação artística de comunicar a realidade com alegria e singeleza, tem com grande difusão popular enquanto arte folclórica. Nessa manifestação o povo canta os costumes, as denúncias, as crenças os personagens reais e imaginários de seu cotidiano.
No trabalho com a Educação de Jovens e Adultos se torna uma importante ferramenta, já que esse gênero tem em sua essência a aproximação com a realidade e interesse de quem o escreve e também pelo seu caráter popular. Em sua escrita, não está em jogo, o uso correto e formal das palavras e sim o quanto o autor conhece sobre o assunto e como brinca com as rimas e frases. Por sua forma de ilustração, a xilogravura, os desenhos tornam-se simplificados, demonstrando seu valor muito mais pela expressividade de seus traços.
O filme pode se tornar o disparador de uma atividade da qual o professor irá proporcionar aos seus alunos a vivência de uma prática literária e artística, valorizando seus conhecimentos anteriores, contribuindo com sua auto-estima e ampliando seu repertório textual e cultural.

Nível de Ensino : Educação de Jovens e Adultos

Disciplina(s)/ Temas Transversais: Língua Portuguesa e Artes; Pluralidade Cultural, diferença de classes

Objetivos de Aprendizagem:
· Apropriar-se do gênero textual da Literatura de Cordel, comparando-o com outras linguagens.
· Produzir textos orais e escritos coesos e coerentes, dentro do gênero proposto.
· Conhecer e expressar-se por meio do desenho utilizando a técnica da xilogravura.

Situações didáticas sugeridas:

· Assistir o filme com os seguintes pontos de observação:
· Como a história é contada neste filme?
· Você já ouviu alguma história contada desta forma?
· Roda de conversa resgatando os pontos de observação. Nesta conversa é importante que o professor faça outros questionamentos com o intuito de conhecer os conhecimentos prévios dos alunos acerca da literatura de cordel. Exemplos:
· De que região do Brasil vêm este tipo de história?
· Alguém já viu ou comprou literatura de cordel?
· Conhecem alguém que produz este tipo de texto?
· Porque na animação os personagens aparecem chapados (como se fossem de papel)?
· Apresentar aos alunos o roteiro do filme (disponível no site). O professor pode fazer a leitura em voz alta para que todos acompanhem com cópia.
· Pesquisar (na biblioteca, na Internet) outros textos de cordel. Escolher alguns para leitura e discussão em subgrupos. Tópicos para discussão:
· Observar a estrutura dos textos.
· Quais são os temas abordados.
· A linguagem é diferente da utilizada em outros textos?
· Como o texto é ilustrado? Que tipo de desenho? Como deve ser feito?
· Montar um cartaz coletivo com as características principais do texto de cordel.
· Produzir, em subgrupos, um texto de cordel com tema atual ou de interesse do grupo.
· Apresentar ao grupo a técnica da xilogravura .
· Produzir uma xilogravura para o cordel.
· Promover um sarau para apresentação dos cordéis para as outras turmas da Escola e familiares.

Avaliação:
· Considerar na produção de texto realizada pelos alunos:
· Coerência e coesão;
· Conhecimento acerca do gênero;
· Considerar no desenvolvimento do trabalho artístico:
· Envolvimento e identificação com o tema proposto;
· Expressão de suas idéias e auto-crítica.

Para saber mais:
· Sites:
· Wikipédia: Enciclopédia virtual livre, apresenta a história da Xilogravura e links para artistas que trabalham com a técnica. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xilogravura
· Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Disponível em: http://www.ablc.com.br/
· Teatro de Cordel: site de César Obeid. Disponível em: http://www.teatrodecordel.com.br/

· Livros:
ESCHER. M. C. Gravura e Desenhos. São Paulo: Paisagem, 2004.

Animação



Fonte: Planejamento retirado do site www.educarede.com.br

0 comentários:

Postar um comentário